quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resoluções Cotidianas

Em vez de responder aos inúmeros porquês, focamo-nos em lidar com a situação de modo a assumir o autocontrole diante de nossos problemas. Afinal, quando não podemos mudar uma situação externa, ainda assim, podemos transformar o nosso modo de encará-la.
Enquanto estivermos contaminados pelo cansaço, pela raiva ou pela indignação, nossas atitudes serão tendencialmente unilaterais ou vingativas. A  primeira coisa a fazer quando recebemos qualquer tipo de agressão é nos interiorizarmos para recuperar o espaço interior.
Mais do que uma percepção mental dos fatos, devemos buscar o equilíbrio interior para que nosso pensamento volte a ser claro e amplo.
Na medida em que nos concentramos em curar a ferida, ao invés de indagar o porquê ela ocorreu, cultivemos o hábito mental de buscar soluções práticas que nos ajudam a nos desvencilhar dos problemas.
Deste modo, não ficaremos presos ao discurso "ele(a) não podia ter feito isso comigo" que nos leva apenas à paralisia, mas passaremos a nos mover em direção à solução interior, o que nos levará a um senso profundo de liberdade de podermos ser quem somos.


Um comentário:

Vitor Farat disse...

Li o seu tbm, faz assim vc me passa um tema que te dou outro para escrever ?