segunda-feira, 28 de julho de 2008

POLÍTICA É UMA COISA CHATA SÓ SE VOCÊ QUISER

Política parece ser algo extremamente chato,
mas se você encarar que a sua decisão
vai influenciar em mudanças enormes
na sua vida e na vida de muitas pessoas,
pode começar a se interessar muito mais do que imagina.
Algumas dicas...

ELEIÇÕES 2008
Só concorrem candidatos para vereador e prefeito.
Você já devia saber disso, mas é sempre bom lembrar, afinal,
você precisa saber o que faz quem está nesses cargos.
As funções do vereador são decidir quais serão as ações para melhorar o município,
elaboram leis municipais como aquelas que regulam a coleta de lixo,
os investimentos em transporte urbano,
que determinam onde pode e onde não pode ter comércio,
entre outras leis. Eles têm ainda a função de fiscalizar as contas do poder executivo.
Já o prefeito é responsável por administrar o município e chefiar o poder executivo local.
Sua principal função é zelar pelo bem dos cidadãos.

Posição Política
A primeira coisa que você precisa saber é o que esperar de seu candidato, quais são as atitudes que você pode cobrar dele e quais são as coisas mais importantes que você espera que um político faça, pensando no seu papel.
Não ache que só porque seus pais acreditam em certo candidato ou partido, você também tem que acreditar! Eles nem sempre têm as mesmas idéias que você.

Celebridades
Muita gente da televisão, música e qualquer outro tipo de gente famosa já foi eleita por causa da fama ou pela piada mesmo. Ou você acha que as pessoas levam certos candidatos a sério? Cuidado para não confundir um bom ator com um bom político.
Cada um na sua praia, certo?

O candidato
Você também precisa saber quem é o cara em que você está apostando suas fichas,
pra isso é bom saber bastante sobre o passado dele. Ninguém surge do nada, muito menos na política. Certamente você poderá encontrar muitas informações apenas dando uma fuçada na vida dele na internet.

Vida e obra
Ele esteve ligado a algum escândalo? Ele tem parte em alguma empresa que foi ou está sendo processada? O que ele fez até hoje, onde trabalhou, como foi seu crescimento pessoal, profissional e seus estudos? Tudo que seus pais dizem que você deve fazer – desde escovar os dentes até estudar para ser ‘alguém’ na vida – também se aplica a seu candidato. Se ele cresceu de uma hora pra outra, alguma coisa errada tem, afinal, o mundo não é tão fácil assim.

Partido
Quais são os ideais e propostas do partido? Ele muda de opinião e objetivos dependendo da ‘moda’ do ano eleitoral? Os membros do partido são confiáveis? Pode não parecer, mas o candidato está ali representando, além de você, um outro grupo de pessoas, que é o partido. Fique esperto com isso.

Os amigos
Sabe aquela frase de vó: “diga com quem andas e te direi quem és”? Então, é mais ou menos isso. Saber quem são as pessoas que apóiam a candidatura do político, quem ajuda financeiramente a campanha e quais são as pessoas ao seu redor ajuda muito na hora de saber quem é certo e quem é errado. Se você gosta das coisas certas, não vai querer um monte de picaretas ao seu lado o dia todo, não é mesmo?

Os acompanhantes
Faça um joguinho pensando em quem seriam as pessoas que ele levaria com ele durante o mandado, afinal, são anos no poder e ele vai ter pessoas para auxiliá-lo. É a mesma coisa que pensar quem você escolhe para fazer trabalho em grupo na escola; ninguém escolhe gente que não tem nada a ver.

Programa de governo
Seu candidato tem que saber quais são as ações que pretende fazer durante os anos de poder. Essas ações nem sempre são completas, afinal, tudo depende de votação, mas você pode ver pelas idéias qual a linha de atuação dele e com isso saber se ele se encaixa no tipo de pessoa que você quer que te represente.

Quebrando as regras
Candidato que quebra regras - não importa se de publicidade ou venda de votos – não merece seu respeito. Se ele já começa a campanha sem respeitar as leis, o que o impede de pegar dinheiro dos cofres públicos?

Nenhum comentário: